Estudos Elétricos - ND Engenharia

Ir para o conteúdo

  • Gradiente superficial (Corona): o gradiente superficial máximo deve ser limitado de modo a garantir que os condutores e ferragens associadas não apresentarão corona visual em 90% do tempo, para as condições atmosféricas predominantes na região atravessada pelo Sistema.
  • Rádio interferência: para o nível mínimo de sinal especificado pelo DENTEL a relação sinal/ruído, no limite da faixa de servidão, deve ser igual ou superior a 24 dB, para 50% das condições atmosféricas que ocorrem no ano.
  • Ruído audível: sob chuva fina (< 0,00148 mm/min) ou névoa com 4 horas de duração ou após 15 minutos de chuva o ruído audível no limite da faixa de servidão deve ser inferior ou, no máximo, igual a 58 dBA.
  • Campo elétrico: no limite da faixa de servidão o campo elétrico a 1 m do solo deve ser inferior ou, no máximo, igual a 4,17 kV/m, para população em geral e 8,33 kV/m, para população ocupacional; o campo elétrico máximo no interior da faixa, levando em conta a utilização de cada trecho, não deve provocar efeitos nocivos a seres humanos.
  • Campo magnético: no limite da faixa de servidão o campo magnético na condição de carregamento máximo (corrente de curta duração) deve ser igual ou inferior a uma indução magnética de 200 µT, para população em geral e 1000 µT, para população ocupacional; o campo magnético máximo no interior da faixa, levando em conta a utilização de cada trecho, não deve provocar efeitos nocivos a seres humanos.
  • Coordenação de isolamento: Desempenho a descargas atmosféricas — Não poderá haver desligamentos por descargas diretas para o perfil de terreno predominante da região. O número de desligamentos por descargas atmosféricas não poderá ser superior a 2 (dois) Desligamentos/100km/ano. Isolamento á tensão máxima operativa — O isolamento das linhas de transmissão á tensão máxima operativa deverá ser dimensionado considerando as características de contaminação da região conforme classificação contida na Publicação IEC 815 - Guide for lhe selection of insulators in respect of polluted conditions.
  • Os circuitos deverão ser capazes de de suportar a corrente máxima referente ao condutor utilizado, continuamente, sem que seja violado qualquer critério de desempenho do sistema estudado. Os efeitos tratados acima deverão ser verificados à tensão máxima de operação do Sistema.
FORTALEZA: Rua Francisco Xerez, 581 / 1000 – Guararapes – Fortaleza – CE – (85) 99625-5242 / (85) 3241-1817
RIO DE JANEIRO: Rua Sebastião Lacerda, 1309 – Alto – Teresópolis – RJ – (21) 99438-0027 / (21) 98278-0510 (Wapp)
Voltar para o conteúdo